A Federação Internacional de Futebol (FIFA) reiterou a proibição de exibir propagandas de empresas de apostas em uniformes de árbitros, na cabine do árbitro assistente de vídeo (VAR) e na área de revisão à beira do campo. O comunicado foi enviado às federações filiadas em 1º de agosto.
No Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda mantém marcas de patrocinadores em estruturas ligadas ao VAR, como o totem que sustenta o monitor usado nas revisões. Essa prática é resultado de contratos de naming rights. No último fim de semana, partidas do Campeonato Brasileiro seguiram esse formato. Com a notificação da FIFA, a entidade deverá se ajustar às regras.
A Série A e a Copa do Brasil, por exemplo, têm como patrocinador principal a Betano, site de apostas que dá nome às competições.
Segundo o regulamento da FIFA, há permissão para publicidade em ativos relacionados à arbitragem — como a parte traseira da camisa dos árbitros, a cabine e a área de revisão — mas com restrições específicas. O documento cita, nos parágrafos 1 a 4 do artigo 15 do “Regulamento da FIFA sobre a Organização da Arbitragem nas Associações-Membro” (2020), que é proibida qualquer divulgação de produtos ligados a tabaco, bebidas alcoólicas, narcóticos ou jogos de azar, além de mensagens políticas, racistas ou religiosas.
A proibição também se estende a banners e elementos gráficos exibidos durante transmissões de TV em revisões do VAR.
A FIFA ressaltou que os árbitros têm papel fundamental na manutenção da integridade e da imparcialidade do futebol. Destacou ainda que o VAR, a sala de vídeo-operação (VOR) e a área de revisão (RRA) são ferramentas essenciais para auxiliar na tomada de decisões corretas e justas.
No cenário nacional, empresas de apostas estão entre os principais patrocinadores do futebol. Na Série A, apenas Red Bull Bragantino e Mirassol não têm o setor como patrocinador máster, embora exibam essas marcas em outros espaços de seus uniformes. A CBF não possui contratos desse tipo para a seleção, mas negocia ativos comerciais dos campeonatos que organiza, incluindo os direitos de nome.